[Artigo Oficial] A Melhor Vocação para a Vida Real

Artigos
Post Reply
User avatar
Fester Adams
Senior Member
Senior Member
Posts: 77
Joined: 4 Sep 2012, 16:20
Character: Fester Adams
Guild: Drakaris
Location: Florianópolis - SC - Brasil
Contact:

[Artigo Oficial] A Melhor Vocação para a Vida Real

Post by Fester Adams »

De tempos em tempos, nós CMs angariamos feedback sobre temas do nosso interesse e expomos os resultados a vocês por meio de artigos oficiais. No mês de setembro passado, reiniciamos o processo. No primeiro momento sugerimos que você fizesse uma pergunta sobre um assunto do seu interesse. Então, escolhemos uma das perguntas e propomos para todos os tibianos no formato de um novo formulário de feedback.

A questão escolhida foi "Se a vida real fosse como no Tibia, qual vocação você escolheria? Por quê?" 1890 tibianos participaram e as razões foram variadas conforme a vocação escolhida. Sempre como em outros formulários, lemos todos os comentários, formamos categorias e sintetizamos várias características para cada uma das quatro vocações.

Resultados Gerais

Se a vida real imitasse Tibia, 37.14% dos tibianos seriam druids, 29.31% decidiriam ser knights, 19.15% prefeririam o estilo de vida de paladins e 14.39% gostariam de ser um sorcerer.
Mais ou menos surpreendentemente, esses números não se relacionam com a distribuição de vocações entre os tibianos. Analisando as estatísticas do nosso último artigo oficial, percebemos que 28% dos tibianos são knights, 18% são paladins, 17% são sorcerers e apenas 16% são druids (os demais não saíram ainda de Rookgaard).
Parece que na vida real algumas características se fazem mais importantes do que no jogo. Sendo assim, vamos observar as razões pelas quais as pessoas optaram pela vocação escolhida.

Druids

Sendo a vocação menos abastada no jogo com base em estatísticas duvidosas, os druids tem muitas habilidades legais que as pessoas gostariam de possuir na vida real. No total, 702 tibianos seriam druids e organizamos 54 categorias pelo feedback dado, descrevendo bem a vocação.
A principal habilidade mencionada 320 vezes, é, claro, a habilidade de curar. incrivelmente muitos tibianos querem ser médicos ou enfermeiras e vários já trabalham na área de saúde.
As pessoas fariam uso desta habilidade para curar familiares e amigos, doenças como câncer, bem como desafortunados que não podem pagar tratamentos médicos.
A segunda categoria mais citada refere-se à conexão dos druids com a natureza. Com 117 menções, as pessoas usariam esta habilidade para combater a poluição e curar a natureza. Elas criariam árvores nos desertos, resolveriam o desmatamento, fariam uso de magias de gelo para evitar o derretimento das geleiras e terminariam com o aquecimento global.
A terceira categoria foi lembrada 102 vezes. Intitulamos de "suporte à humanidade" e incluímos comentários do tipo "ajudar pessoas mais velhas", "estar disponível para os outros" e "oferecer alguma coisa à sociedade e ser um membro de valor dentro dela".
A quarta categoria foi acabar com a fome e a pobreza mundiais, criando alimentos a qualquer hora e lugar.
A quinta categoria resume, na prática, todas anteriores. Druids trariam paz, felicidade e harmonia para o mundo, fazendo dele um lugar melhor. Isso foi mencionado 37 vezes.
Desse modo, ter druids na vida real seria muito bom, na verdade, mesmo que nem tudo que pudesse ser feito fosse tão a sério. Aqui estão algumas outras coisas interessantes que poderiam ser feitas por druids, por exemplo:

Sempre que estivesse carente de companhia, invocaria alguns elfos para me alegrar. Paralisia também seria bastante útil. Sempre que estivesse cercado por pessoas estressadas demais, eu usaria paralisia em todas e curtiria o ambiente calmo criado por mim.

Recebemos inclusive um pequeno poema lindo sobre o que um druid poderia fazer:

Image

Eu desapareceria sempre que me sentisse desmotivado,
curaria minhas feridas sempre que estivesse carrancudo,
iluminaria meu caminho então poderia viajar mais fundo,
mais fundo na caverna onde eu encontraria minha coroa.

Eis aqui uma abordagem bem prática acerca de um druid:

Minha namorada é uma knight e druids são almas gêmeas de knights. Se eu demorar para usar "find person" e ela virar "berserk" por motivo de me achar com outras damas knights, eu terei que usar "cure bleeding" e precisarei de muitas magias de cura. Eu também poderia usar minha magia de alimento para fazer jantares até convencê-la de que ela é a única knight que estará sempre com seu nome na minha hotkey de "exura sio".

Ou abriria um negócio completamente novo com suas habilidades:
Ressaca depois de uma longa noitada? Faça uma visita ao druid mais próximo.

Knights

Os Knights foram escolhidos por 554 participantes. Recolhemos 77 diferentes categorias com base em seus relatos, sendo a principal delas, é claro, para a qual os knights existem. 108 utilizariam suas habilidades para proteger fracos, as crianças, familiares e amigos.
A segunda categoria mais comentada descreve igualmente os Knights muito bem. Eles estão sempre na linha da frente, podem enfrentar os inimigos cara a cara e olhá-los diretamente nos olhos. Isso foi mencionado 67 vezes.
A terceira categoria também faz referência a uma habilidade de luta. 66 pessoas disseram que gostam de lutar usando as próprias mãos. Elas preferem ser dependentes de sua própria força física em vez do uso de mana, magias ou projéteis. Os knights têm interesse em sua forma física e em seus músculos. Eles estão sempre preparados e podem lutar a qualquer momento.
Image
Sobretudo, eles vivem mais tempo, são muito bonitos, invencíveis e invulneráveis caso bem treinados. Esta é quarta categoria que foi falada 64 vezes.
61 pessoas enfatizaram que o treinamento é realmente muito importante para os knights, para ficarem fortes, para ser saudável mentalmente e fisicamente.

O para tanto treinamento fica mais claro na sexta categoria: Knights conquistam as mulheres, eles são os cavaleiros da armadura dourada desejados por muitas mulheres. 39 pessoas declararam abertamente ser esta a razão pela qual escolheriam a vocação.

Embora isso não seja verdade para todos os cavaleiros. Nós escolhemos algumas citações para demonstrar do que são feitos e o importa na realidade:

Eu seria um dos mais fortes e usaria a minha força para proteger os mais fracos. Caso encontrasse alguém sofrendo bullying, usaria "Challenge" para desafiar o valentão combinando a habilidade exeta res. Também gostaria de ajudar velhinhas, carregando suas compras, ou talvez derrubar uma árvore para socorrer um gato que ficou preso no alto.

Essa vocação requer força e coragem, ao usar sua armadura e escudo com honra e sua lâmina com orgulho e, ao mesmo tempo, ser humilde e ajudar quem necessita. Outrossim, você é capaz de explorar muitos lugares sozinho e enfrentar criaturas poderosas - essas são algumas das razões pelas quais eu escolheria ser um KNIGHT!

Aço frio é mais confiável do que qualquer magia ou projétil. Ele nunca deixa sua mão e ele se baseia em nada mais do que sua própria habilidade para manejar.

Eu seria capaz de estar em contato com meus amigos, meus filhos, minha esposa, meu tio, minha tia, meus primos, meus avós, meu irmão e minha irmã, minha mãe, meu pai, minha casa, meu cachorro e meu papagaio - tudo em minha mochila. Eu poderia até mesmo ser capaz de guardá-los em bolsos diferentes!

Outros foram mais simples, utilizando poucas palavras:

Eu gosto dos knights.

Paladins

Paladins foram descritos por 362 tibianos em 59 categorias. A habilidade mais evidente fala de um paladin em sua luta à distância. Então não é surpresa que as duas primeiras categorias façam referência a isso. Por 60 vezes foi dito que preferem a luta a distância à luta corpo a corpo, haja vista evitar machucados. è importante evitar qualquer dano para prevenir o sofrimento.
Por 43 vezes as pessoas explicaram por que elas acham emocionante matar sem ser percebido. Elas associaram paladins aos snipers da vida real ou simplesmente adorariam ser boas atiradoras, capazes atirar com precisão e ter a visão perfeita.
Em terceiro lugar, a categoria é composta por pessoas que se consideram arqueiras de coração. Eles amam arcos e flexas. Muitas dessas pessoas arrazoaram assim possuem arcos e flexas na vida real, como este homem representando 41 outras pessoas:

...Eu amo arcos e flexas! De fato, tenho uma coleção disso na vida real (relaxem, eu não uso para matar animais ou pessoas, apenas atiro num alvo de parede) e sou um bom homem, uma boa pessoa, do lado direito da luz, então... Arcos e flexas com ações sagradas fazem um bom paladin, como eu. Saúdo a todos!

40 pessoas falaram que o que mais gostam nos paladins é que são multi tarefas. Paladins podem lutar à curta distância, à longa distância, usar magias, runas, bloquear, curar - eles são "pau para toda obra" e podem facilmente adaptar-se à todas situações.
36 pessoas preferem paladins pela sua independência e capacidade de sobreviver por si só enquanto exploram o mundo. As características da vocação preparariam-nos muito melhor que todas as outras vocações.
Image
Outras características dos paladins que são importantes na opinião do público são a agilidade, a rapidez, o foco e a precisão. 33 pessoas se enxergam como assassinos e ninjas.
Os ídolos mais mencionados pelos paladins foram Robin Hood e Legolas. Juntos, houveram 19 referências a estes personagens fictícios, porém, Robin Hood claramente superou Legolas: o elfo foi mencionado por 4 pessoas apenas.

Outros admitiram as habilidades dos paladins no sentido figurado, por assim dizer:

Sendo um paladin no jogo, com certeza eu escolheria ser um fora dele. Não por causa da adrenalina, dos ataques mortais ou algo do tipo. Ser um paladin poderia me ajudar a ser mais feliz. Como? Imagine se você pudesse atacar todos os seus problemas de uma distância longa e segura, sem ferir-se e também os sentimentos das pessoas por quem zela... Um sonho.

Sorcerers

Só 272 pessoas escolheram ser sorcerers na vida real. A natureza sombria dos feiticeiros chegou por meio das 52 categorias mais escolhidas. No topo, a que teve 50 referências. Sorcerers são considerados os mais poderosos e com o seu poder ilimitado governam o mundo. São invencíveis e podem fazer qualquer coisa a seu gosto.

Eu escolheria ser um sorcerer na vida real, porque significam poder. Eu poderia fazer tudo, queimar meus inimigos até a morte, curar minhas lesões com uma palavra apenas. Todo o mundo temeria meu nome e sentiria a fúria do meu poder, enquanto eu pronunciasse as palavras: "exevo gran mas flam"...

A segunda categoria mais comentada dirige-se mais ao lado da luz, por sua vez. 46 vezes foi falado que as pessoas queriam ter a habilidade de criar uma explosão. Elas poderiam se divertir com outras pessoas, transformando-as em dragões e objetos a fim de nunca ficarem entediadas.

Eu realmente gostaria de usar magia e cutucar meus amigos. Seria divertido ficar invisível e brincar com eles. Eu poderia assustá-los e usaria vários truques de mágica, claro.
Image
Outra citação do lado da luz dos sorcerers:

Ser sorcerer seria como seguir meu ídolo. Existe apenas um verdadeiro e todo poderoso mago que já esteve na terra. Ser como Mary Poppins sempre foi meu sonho. Com poderes como conjuração, ilusão, levitação e teletransporte transdimensional e ser o resultado de tudo que existe de bom. Poppins prova que feitiçaria é um caminho de sabedoria e força.

Esta última citação não é apenas um grande embate com a primeira citação, mas também o ídolo que foi escolhido como exemplo foi inesperado. Os ídolos mais comuns de quem optou pelos sorcerer foram Gandalf, Harry Potter, Lord Voldemort e David Copperfield.
A terceira categoria da escolha por sorcerer também é bastante neutra. 30 pessoas afirmaram que prefeririam usar inteligência sobre força bruta, confiar em suas mentes a confiar em sua força física, pois conhecimento é o maior poder.
Além disso, a quarta categoria revela pontos positivos dos sorcerers. 28 pessoas escolheriam ser sorcerers para proteger familiares e amigos.
A quinta categoria, por outro lado, retorna à natureza sombria da vocação. 20 afirmaram que escolheriam ser más e sinistras. Elas escolheriam o lado negro da magia e não mostrariam nenhuma piedade. Você acredita que 10 pessoas chegaram a declarar que gostariam de sair matando geral?
Para salvar a honra dos sorcerers, no entanto, tem-se coisas práticas que as pessoas fariam com seus super poderes:

Eu poderia economizar bastante dinheiro! Imagine nunca mais ter de pagar por eletricidade! Tudo o que você precisa é inventar um método de usar a magia para alimentar um circuito. Sem esquecer das contas de aquecimento que você poderia economizar! Imagine... É tempo de inverno, você fica com frio e... BAM! Exevo gran mas flam! Aquecimento gratuito. Embora você possa necessitar de uma casa nova...

Como atualmente é inverno aqui no Hemisfério Norte, este plano é realmente aceitável!

Tibianos, obrigado pelos comentários divertidos e pela participação!
Agora vamos trazer de volta todos os druids, knights, paladins e sorcerers ao Tibia. Ao ouvir o que alguns fariam, Tibia é provavelmente o melhor lugar para a magia!

Feliz 2014!
Image

TibiaBrasileiros
Novice
Novice
Posts: 15
Joined: 29 Jan 2014, 15:53

Re: [Artigo Oficial] A Melhor Vocação para a Vida Real

Post by TibiaBrasileiros »

Melhor Vocação Pra RL é Knight Com Certeza! huehuhuehuheh
.

User avatar
Fester Adams
Senior Member
Senior Member
Posts: 77
Joined: 4 Sep 2012, 16:20
Character: Fester Adams
Guild: Drakaris
Location: Florianópolis - SC - Brasil
Contact:

Re: [Artigo Oficial] A Melhor Vocação para a Vida Real

Post by Fester Adams »

hahaha pode crer, academia academia academia pra bombar xD
Image

Post Reply