[Artigo Oficial] Fatos interessantes sobre guildas

Artigos
Post Reply
User avatar
Fester Adams
Senior Member
Senior Member
Posts: 77
Joined: 4 Sep 2012, 16:20
Character: Fester Adams
Guild: Drakaris
Location: Florianópolis - SC - Brasil
Contact:

[Artigo Oficial] Fatos interessantes sobre guildas

Post by Fester Adams »

Fazendo jus ao lema “juntos somos fortes” muitos jogadores de Tibia unem-se em guildas para enfrentar o mal por essas terras. Guildas são pequenos sistemas sociais, parecidos com as famílias. O senso de estar entre os membros é muito grande, então eles protegem e dão suporte uns aos outros, e vivem suas vidas tibianas juntos.
Guildas foram criadas no Tibia desde o início, organizadas pelo próprios jogadores. O sistema de guilds similar ao que conhecemos hoje, foi introduzido no Tibia em fevereiro de 2002 com a atualização 6.6 para dar suporte técnico ao contínuo processo de formar equipes.
Na antiga página oficial do Tibia do ano 2000, nós podemos ver várias guildas listadas. Alguma delas soa familiar para você?
Desde que Antica é o mundo mais antigo do Tibia e foi o único mundo do jogo por mais de 4 anos, a maioria das guildas mais antigas de hoje em dia podem ser encontradas nesse servidor. Nem todas as guildas sobreviveram todos esses anos, mas a Mercenarys, por exemplo, ainda existe.
Image
As guildas mais antigas no Tibia

Nosso registro de guildas vai apenas até 2002, então a lista a seguir é a lista das guildas mais antigas em Tibia como nosso sistema registra. É impressionantemente bonito saber que todas elas existem por cerca de 10 anos agora, e algumas até mais. Também por essa razão, recentemente as guildas mais antigas do Tibia foram recentemente honradas no 15º aniversário do Tibia.
Image
As 13 guildas mais antigas podem ser encontradas em Antica. A próxima guilda mais velha é a “Rising Dragons Amera”, a guilda mais antiga em Amera. A 15ª está novamente em Antica, mas a 16ª e 17ª estão ambas em Nova, elas são a “Los Hermanos” e a “Hussars of Glory” e a 18ª guilda vai longeva está em Secura, a “Force of Light”.

Nenhum outro servidor é representado entre as 20 guildas com mais tempo de atividade, o que não surpreende, desde que esses servidores são os 5 mundos de jogo mais antigos do Tibia.
Se nós olharmos para as descrições dessas guildas, poderemos ver que a maioria das guildas do Tibia são sobre: Unidade, Força, Proteção, Ajuda, Amizade, Honra, Justiça e Virtudes. Virtudes como “lealdade”.
Em uma enquete em setembro de 2011, foi perguntado à vocês da comunidade: O quão leal você é para sua guilda? Mais que 50% dos 1644 participantes da enquete responderam com “muito leal – há somente uma guilda para mim”. Apenas cerca de 11% responderam que eles não estão interessados em guildas.
Então, generalizando, nós concluímos pelos resultados que dos quase 90% dos jogadores em atividade estão interessados, ao menos em parte nas guildas. Isso significa: é tempo de olhar para algumas estatísticas: cerca de 141.000 personagens são membros de uma guilda (entre eles há 3770 Rookgaardianos).
Observando que existem atualmente mais de 5 milhões de personagens no Tibia, o número de todos os membros de guilda é baixo. Então o argumento de que a enquete não foi muito representativa é válido. Nós poderíamos parar por aqui olhando furtivamente as estatísticas, no entanto, sabendo que uma grande parte desses 5 milhões de personagens não são jogadores em atividade, vamos continuar…
Nós já comentamos sobre as contas sempre ativas dos jogadores nas estatísticas do artigo oficial de junho de 2009, e aquela situação não teve grandes mudanças. Muitas pessoas criaram uma conta e começaram sua jornada, mas depois não continuaram suas aventuras e deixaram o jogo. Seus personagens ficaram por algum tempo. Assim, foram reunidas algumas estatísticas adicionais, que vamos compartilhar com você.

Guildas atualmente

Quando os dados foram coletados, foram contabilizadas 4160 guildas no Tibia. O mundo com mais guildas foi Menera (132) e o que tinha menos foi Ocera (11). O número médio de guildas por servidor está entre 50 e 55.
Image
Uma guilda tem geralmente entre 30 e 50 membros. A guilda com maior número de membros é a “Cartel de Julera” com 675 membros!
“Cartel de Julera” também é a guilda que tem mais personagens do sexo femininos (94), entretanto Queens of Solera é a guilda com a maior proporção de mulheres em relação a homens. Nesta guilda há 39 personagens femininas e apenas 4 masculinos.
Esta guilda contraria a média proporcional geral. Em média, há cerca de 5 vezes mais personagens masculinos que femininos em uma guilda. Este índice representa também a relação mulheres/homens entre todos os personagens. Atualmente, existem 4,6 milhões de personagens do sexo masculino e 960.000 personagens femininos em números aproximados.
A maioria das guildas usam seus próprios logotipos de guilda (2914), mas muito poucas realmente usam os fóruns de guildas no Tibia.com. Existem apenas 746 fóruns de guildas para mais de 4000 guildas.
Também observamos mais de perto os líderes de guildas. O level médio de um líder é 138. A distribuição de vocações entre os líderes de guilda é a seguinte:
Image
Então – em geral – uma típica guilda no Tibia parece que tem entre 30 e 50 membros, cerca de 5 vezes mais personagens masculinos que femininos, o líder da guilda deve estar em torno do level 140, e é mais provável que seja um elite knight que master sorcerer. Ela tem seu próprio logotipo, mas dificilmente usa seu guild board no Tibia.com.
Note que todos os dados utilizados neste artigo são de uma foto clicada num momento específico do início de fevereiro de 2012, existem variações nos dados o tempo todo.
Se você estiver interessado em estatísticas ou informações sobre guildas, vários fansites no programa de fansites oferecem esses dados. Um fansite que concentra-se nessas informações é o Guildstats.eu, por exemplo.
Algumas guildas são muito engraçadas e criativas, também. O CM Tjured coletou nomes engraçados de guildas e compartilhará alguns dos nomes de sua coleção:
Por exemplo, ele gosta dos “Nerds” de Balera e os “Tolos” de Calmera.
Em Galana, ele se deparou com uma guilda alemã, eles se chamam “Achtung die Kurve”, que numa tradução livre significa: “cuidado com a curva” – que não faz sentido algum como nome de uma guilda…
A “Drunken Disco Ninjas” em Olympa também chamou sua atenção, ou a guilda “New Folder”, com ícone correspondente como logotipo da guilda deles.
Em Samera, existe uma “Kindergarten” correndo em volta, e em Unitera você pode unir-se com a “Barbaric Bananas”.
Algum de vocês tem ouvido sobre os famosos “Teletubbies”? Quem teria pensado que essas criaturas estranhas que você pode encontrar na televisão, atualmente moram em Xantera.
Você está em uma guilda? Sua guilda é uma típica guilda do Tibia? Ou você tem visto alguns nomes engraçados de guildas, ou logotipos surpreendentes e criativos? A CipSoft convida você a compartilhar tudo isso com eles no auditório!

Permaneçam unidos!
Image

Post Reply