Guia de Armas para Paladinos [Parte 2/2]

Artigos
Post Reply
User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Guia de Armas para Paladinos [Parte 2/2]

Post by caducbn »

Lionheart Society Library
Guia de Armas para Paladinos [Parte 2/2]
Livro 02 - Capítulo II
Image

Um paladino e seu arco são inseparáveis.
Ele se torna uma extensão do seu próprio corpo.
[Lejohnjartat]
Introdução

Neste capítulo gostaria de fazer um comparativo mais detalhado das principais armas utilizadas após o level 150, momento no qual as munições mais fortes do paladino são disponibilizadas: Diamond Arrow (Atk: 37) e Spectral Bolt (Atk: 78). Para a análise do dano, considerei uma rotação completa do paladino, composta de Flexa/Bolt > Exevo Mas San > Flexa/Bolt > Runa Mágica (Avalanche ou Great Fire Ball).

Para estas simulações utilizei como referência um paladino com Distance 125 (110 + 15), Magic Level 30 e o Level em que seria possível fazer a alteração de cada arma. Considerei uma conta sem loyalty e o preço das Tibia Coins em 39.000 gold.

A Planilha de Análise

Neste link disponibilizei a planilha em Excel que criei, a fim de que você possa analisar com seus próprios stats. Como ela precisa de macros para gerar parte das análises, só é possível a análise completa no MS Excel. O uso é bem simples, bastando preencher os campos disponíveis e apertar o botão Calculate. Veja a descrição das áreas abaixo:

Image
Planilha de Análise

1. Preenchimento dos dados do personagem (preto)
2. Preenchimento das características da arma atual e da arma a ser comparada e demonstração do dano (laranja)
3. Área de análise de quanto é necessário aumentar em Distance para ter o mesmo aumento de dano sem precisar trocar a arma (azul)
4. Área de análise de quanto é necessário aumentar em Magic Level para ter o mesmo aumento de dano sem precisar trocar a arma (rosa)
5. Área de análise de quanto é necessário aumentar em Level para ter o mesmo aumento de dano sem precisar trocar a arma (verde)
6. Área de análise para ver a diferença do dano ao alterar vários aspectos: Distance, Magic Level, Level, Ataque da arma, Imbuimentos ou acréscimo de dano crítico das armas da Soulwar. (amarelo)
7. Botão para atualizar os cálculos. Apertar sempre que alterar qualquer parâmetro. (vermelho)
8. Botão para alterar o idioma (Português e Inglês disponíveis). (roxo)

As fórmulas usadas para Valor de Ataque e Dano Mágico foram retirados do TibiaWiki.
As fórmulas usadas para o cálculo doss treinamentos foram retiradas de minhas observações, detalhadas nestes artigos: Parte 1/3, Parte 2/3 e Parte 3/3. Eu comparei os resultados dos meus cálculos com a Calculadora de Skills do TibiaWiki, e os resultados são muito semelhantes.

Qualquer dúvida basta comentar aqui embaixo.


Comparação dos principais Arcos

No caso dos arcos, considerei sempre a composição padrão de imbuimentos: Strike, Void e Vampirism Powerfull. Portanto, todas as opções que não tenham 3 slots para imbuimentos foram desconsideradas por serem inviáveis para hunts em área (Umbral Bow, Jungle Bow e Umbral Master Bow).

Level 220: Rift Bow x Bow of Destruction x Living Vine Bow


O Rift Bow, arco disponibilizado no level 120, é uma excelente opção que irá acompanhar o paladino por um tempo considerável. Ele é o famoso bom e barato. Apesar de existirem algumas outras opções nesse intervalo de level, como por exemplo o Jungle Bow, o próximo arco que merece nossa atenção é o Bow of Destruction disponibilizado no level 200 e em seguida o Living Vine Bow no level 220, por conta da necessidade de ter 3 imbuimentos.

O Bow of Destruction teve suas características alteradas se tornando inferior ao Rift Bow por ter um Range menor e o bonus na chance de acerto ser desprezível, uma vez que as Diamond Arrows nunca erram. Portanto é um arco a ser evitado, inclusive por ser mais caro.

Já o Living Vine Bow representa um avanço interessante. Além do aumento de 0,44% no dano da rotação, ele disponibiliza 4% de defesa elemental de Terra. Esse elemento é muito importante para esta faixa de level em função das hunts que são disponibilizadas, como por exemplo: West Oramond, Glooth Tower, Ripper Spectre, Diremaw, Banuta…

Dado o seu baixo custo quando comparado com as demais opções de upgrade de dano, é certamente uma opção a ser considerada.

Image
Análise de upgrade do Rift Bow para o Living Vine Bow


Level 270: Living Vine Bow x Bow of Cataclism x Eldrich Bow x Lion Longbow


O próximo upgrade está na faixa de level do 250 (Bow of Cataclism e Eldritch Bow) ao 270 (Lion Longbow). Todos os arcos dessa faixa de level dão +1 de ataque e +1 de distance. Além disso, o Eldritch Bow fornece um bônus de +1 Holy Magic Level.

Uma dúvida comum é se as magias de cura do paladino (Salvation - exura gran san / Divine Healing - exura san) são do tipo holy. Como verificado na própria livraria do site, essas magias são do tipo Healing, portanto não sofrem boost com o uso do Eldritch bow. As únicas magias afetadas estão listadas abaixo:
Quanto às proteções elementais, o Bow of Cataclism fornece 4% de proteção a Death, o Lion Longbow fornece 5% de proteção a Ice e o Eldritch Bow não oferece nenhum proteção. O Lion Longbow será melhor em hunts como Burst Spectre, Buried Cathedral -3, Winter Court (Elfos de gelo) e Livraria de Gelo. Mas neste quesito, o Bow of Cataclism tende a ser melhor, pois Death está presente em uma variedade maior de hunts.

Para mundos PVP, o Bow of Cataclism oferece defesa às Sudden Death runes enquanto que o Lion Longbow protege das Avalanche runes e das UEs de gelo dos druidas. Nesse quesito, eu também prefiro o Bow of Cataclism.

Por fim, o preço é um fator determinante na escolha desta faixa de level. Apesar do Eldritch Bow ter um maior dano, na minha opinião pode ser descartado em função do altíssimo preço causado por sua raridade, além de não ter defesa elemental.

Image
Comparativo do upgrade do Living Vine Bow para os demais arcos (level 270, Distance 125 e ML 30 com equips)

O Bow of Cataclism é melhor, mas também é mais caro do que o Lion Longbow. Para paladinos que caçam solo, e portanto precisam de mais proteção, ou aqueles que se envolvem regularmente em PVP, eu diria que vale a pena. Para paladinos que caçam mais em time, como é o meu caso, eu escolheria o mais barato, no caso, o Lion Longbow.

Como o Bow of Cataclism é mais versátil, vou escolhe-lo nesta faixa de level. Veja que o upgrade do Living Vine Bow para ele pode ser “substituído” por um aumento de 4 skills de Distance OU aumento de 2 Magic Level OU aumento de 19 leveis. Dentre essas opções, provavelmente a compra do arco será a mais barata.

Image
Análise de upgrade do Living Vine Bow para o Bow of Cataclism


Level 300: Bow of Cataclism x Falcon Bow


No level 300 o paladino tem a sua disposição o famoso Falcon Bow. Por alguns anos este foi o melhor arco disponível, perdendo a coroa com o lançamentos do itens soul. É certamente um upgrade a ser considerado, dado o aumento de 1 no attack que representa 1,31% a mais de dano.

Além disso, conta com 5% de proteção elemental de fogo, uma das mais importantes contra as criaturas que enfrentaremos. Paladinos caçando em locais como Caminho de Ferumbras, Elfos de Fogo, Livraria de Fogo… se beneficiam desta proteção.

Apesar de parecer caro, quando comparado às outras possibilidades de aumento de dano, se torna uma opção viável. No exemplo abaixo, para ter um aumento de dano equivalente ao upgrade do arco, o paladino precisaria de +3 Distance OU +2 Magic Level OU subir 14 leveis. Para saber exatamente o que é mais vantajoso para você, a planilha abaixo está disponibilizada NESTE LINK.

Image
Análise de upgrade do Bow of Cataclism para o Falcon Bow


Level 400: Falcon Bow x Soulbleeder


O Soulbleeder é o melhor arco disponível, isso é um fato, mas cobra um alto preço por isso. É o upgrade com maior aumento percentual no dano, cerca de 2,67%, sendo resultado de +1 no attack, +2 de Distance e um bônus de 10% no dano crítico.

O aumento no dano crítico é um upgrade considerável, já que impacta tanto o dano das flechas, como o dano das runas e magias. Uma dúvida comum sobre esse bônus é se ele aumenta ou não a Chance de crítico. A resposta é não. Ele dá 10% de chance de acerto crítico SE o arco não estiver imbuído com Strike. Resumindo:
  • Soubleeder sem Strike Powerfull: Chance de Crítico 10% e Dano Crítico de 10%
  • Soulbleeder com Strike Powerfull: Chance de Crítico 10% e Dano Crítico de 60%
  • Outras armas com Strike Powerfull: Chance de Crítico 10% e Dano Crítico de 50%
Fora o aumento do dano, este arco foi pensado para as áreas de caça da Soul War dada a sua proteção elemental de 7% de Holy. Além dessas áreas, o paladino também é beneficiado em hunts como os werelions por exemplo.

Seguindo o exemplo abaixo, para um aumento no dano equivalente é necessário +8 Distance OU +4 Magic Level OU +35 Leveis. Em personagens com skill e leveis altos, aumentar tanto representa pequenas fortunas, tornando o investimento milionário do Soulbleeder algo a ser considerado para aqueles que realmente querem otimizar ao máximo seus personagens.

Image
Análise de upgrade do Falcon Bow para o Soulbleeder

Para aprofundar a análise deste upgrade, quero compartilhar os dados divulgados em vídeo pelo paladino Zarakso, que fez 20 horas de caçadas com o Falcon Bow e 20 horas com o Soulbleeder. Os resultados estão apresentados abaixo:

Image
Tabela resumo com as médias das hunts


O aumento médio de dano nos testes dele foi de 2,17%, um pouco menor, mas ainda coerente com o que calculamos (2,67%). Me chama a atenção que o lucro médio aumentou 9,28%. Para o cálculo da Experiência obtida, como ele caçou com e sem bônus de stamina, eu fiz o cálculo baseado na quantidade de criaturas mortas.

Os dados completos divulgados por ele estão abaixo:

Image
Caçadas com o Falcon Bow


Image
Caçadas com o Soulbleeder


Pensando em investimento, é um item que ainda tende a desvalorizar um pouco com o passar do tempo. De quando foi lançado até agora, ele já desvalorizou em pouco mais de 50% (de 25k de TC para menos de 12k de TC).

Para os paladinos que caçam muitas horas por dia, por vezes em mais de um personagem, o retorno sobre o investimento será mais atrativo. Para aqueles que caçam apenas 2 horas por dia, para que o lucro extra pague o gasto da compra do Soulbleeder, serão necessários muitos anos de caçadas, veja a demonstração abaixo:

Custo do Investimento: 468.000.000 - 60.000.000 = 408.000.000 gold
(Compra do Soulbleeder e venda do Falcon Bow)

Lucro adicional médio (apurado pelo Zarakso): 171.941 gold/hora
Horas Necessárias para pagar o investimento: 2373 horas de hunt
Para paladinos que caçam 2 horas por dia: 1187 dias (3 anos, 3 meses e 17 dias)

Minha opinião sobre este upgrade é que ele não é para qualquer paladino. Até que tenha Level, Distance e Magic Level consideráveis, provavelmente o custo x benefício não será atrativo.

*EDIT POSTERIOR*
Eu adquiri o Soulbleeder após ter escrito o artigo. Minhas impressões até então é que para paladinos que caçam em time, a percepção de melhoria é menor do que os paladinos que caçam mais solo. Eu ainda não caço regularmente nas áreas da Soul War, onde acredito que a defesa a Holy torne a hunt mais tranquila. Assim que fizer meus próprios testes, posso colocar nos comentários, ou mesmo criar um novo artigo específico para o Soulbleeder. Se você já tem este arco e puder compartilhar suas experiências com ele nos comentários, eu agradeço. :D



Comparação das principais Bestas

Sobre a análise dos crossbows, quero apontar algo a ser aprimorado nesse estudo: o impacto da Chance de Acerto (Hit%). Nos cálculos feitos, esse critério não foi levado em consideração, e deve mudar ligeiramente os resultados encontrados. Pretendo realizar testes futuros sobre isso e aprimorar a planilha para a versão 2.0. ;)

Desejo também fazer um artigo especial sobre o crossbow de maior ataque existente: The Devileye. Estou procurando adquirir uma Eldritch Quiver (ou conseguir emprestado com alguém) para poder realizar todos os testes e preparar um artigo completo.

Level 200: Rift Crossbow x Crossbow of Destruction


Diferente do Bow of Destruction, o upgrade do Crossbow of Destruction é interessante, inclusive quando comparado futuramente com outras bestas de maior ataque. A razão para isso é que este Crossbow tem 3 slots de imbuimento, possibilitando algumas combinações interessantes como:
  • Strike, Void e Vampirism: Opção balanceada, que tende a tornar a rotação de boss mais lucrativa, além do Utito ser mais tranquilo, dada a recuperação de vida a cada hit.
  • Precision, Void e Vampirism: Opção balanceada, mas que provavelmente terá menos dano ao ser comparada com o uso de Strike. A principal razão para isso é que o dano crítico também é ativado nas magias, enquanto que o aumento de Distance aumenta apenas o dano das flechas/bolts.
  • Strike, Precision e Void: Opção mais agressiva, buscando maximizar o dano, mas mantendo os custos mais baixos pela economia na recuperação de mana. O utito se torna um pouco mais arriscado, mas normalmente não apresenta riscos a um paladino que consiga manejar bem seus rings e tenha visão de jogo. Apesar de ser raro nesta faixa de level, mas caso use para caçadas single target é a melhor opção, considerando que neste tipo de caçada o paladino se mantém distante do inimigo. É a opção que prefiro.
  • Strike, Precision e Vampirism: Esta normalmente não é uma boa combinação, dando uma economia de poções menor se comparada com o uso de Void. Lembrar que conseguimos transformar Mana em Vida usando as magias de cura, mas não conseguimos transformar Vida em Mana. Além disso, tomando dano ou não, estamos constantemente gastando mana em magias de ataque e suporte. Além disso, vale lembrar que o uso de runas afeta o cooldown das poções, inviabilizando que o paladino suba a mana tão rápido enquanto usa Sudden Death rune por exemplo.
Veja a imagem comparando o dano de cada possibilidade abaixo:

Image
Comparação das Opções de Imbuimentos (level 200, Distance 125 e ML 30 com equips)

Em relação do Rift Crossbow, dado o baixo custo de aquisição, provavelmente é um upgrade a ser considerado. Para equiparar o aumento do dano alcançado com este upgrade, o paladino precisaria aumentar 2 Distance OU 2 Magic Level OU 14 Leveis. Essas opções serão mais caras.

Image
Análise de upgrade do Rift Crossbow para o Crossbow of Destruction

Level 220: Crossbow of Destruction x Cobra Crossbow


O Cobra Crossbow tem Attack +1, Distance +2, Range +1 e Hit +1% em comparação ao Crossbow of Destruction. Apesar dessas vantagens, é um upgrade que merece análise em função de ter apenas 2 slots de imbuimentos disponíveis.

Será que um Crossbow of Destruction com Strike, Precision e Void é mais vantajoso do que um Cobra Crossbow com Strike e Void? E comparado com ele com Strike e Precision? Vamos aos números na imagem abaixo.

Image
Comparação das Opções de Imbuimentos (level 220, Distance 125 e ML 30 com equips)

Sem nenhum dúvida, usar um Cobra Crossbow com Strike e Precision imbuídos é a opção mais agressiva, portanto útil para bosses que precisam ser fragrados, como por exemplo Ferumbras, Gas’haragoth e afins. Mas para a rotação diária dos bosses de alavanca, a ausência do Void aumenta os custos pelo maior consumo de poções de mana.

Na minha opinião uma combinação mais equilibrada seria o Cobra Crossbow com Strike e Void, mantendo certa economia e tendo um aumento de dano considerável. Fora que o maior alcance dá mais liberdade para movimentação e posicionamento.

Assim como nos demais upgrades analisados até aqui, as demais alternativas para aumentar o dano precisam ser consideradas, mas provavelmente o investimento no Cobra Crossbow deve compensar. Lembrando que NEST LINK você pode fazer o download desta planilha e analisar com os stats do seu próprio personagem. Na minha opinião, é o crossbow bom e barato para o dia a dia de bosses.

Image
Análise de upgrade do Cobra Crossbow para o Rift Crossbow

Level 250: Cobra Crossbow x Umbral Master Crossbow


O Umbral Master Crossbow tem incríveis Attack +9 e Distance +3, sendo um upgrade considerável no dano. O preço desse aumento é a perda de 1 no Range e de 2% na chance de acerto em comparação com o Cobra Crossbow, e é claro, os quase 15kk de gold que ele é negociado. Como ele também tem apenas 2 slots de imbuimentos disponíveis, as opções acabam sendo as mesmas do Cobra Crossbow:
  • Para maximizar o Dano: Strike e Precision
  • Para ter um pouco de Economia: Strike e Void
Apesar de parecer caro, para aqueles paladinos que fazem rotação de boss diariamente e querem o máximo de eficiência, as demais opções para subir o dano na mesma proporção provavelmente serão mais caras. Para isso é necessário aumentar 4 Distance OU 4 Magic Level ou 38 leveis. Outra consideração, é que você ficará com ele pelo menos por 150 leveis, dado que o próximo upgrade só está disponível no level 400.

Image
Análise de upgrade do Cobra Crossbow para o Umbral Master Crossbow

Level 400: Umbral Master Crossbow x Soulpiercer

Finalmente chegamos ao Soulpiercer, o melhor crossbow disponível. Apesar de ter o mesmo Attack do Umbral Master Crossbow, ele dá Distance +4, dano crítico extra de 10% e proteção de Death +7%. Ele dá ainda +1 de alcance e +2% de chance de acerto ao ser comparado com o Umbral. Além disso ele tem 3 slots para imbuimentos, possibilitando combinações bem agressivas, vejamos:

Image
Comparação das Opções de Imbuimentos (level 400, Distance 125 e ML 30 com equips)

Algo que chama a atenção nesta arma são os 7% de defesa elemental de Death. Além de ser um elemento comum em diversas criaturas e bosses, como por exemplo o Pale Worm, é muito útil para proteção contra as Sudden Death Runes no PVP. Perceba que o imbuimento Lich Shroud Powerfull (proteção a morte) é o único que dá apenas 10%, enquanto que os demais imbuimentos de proteção concedem 15%. Logo, a defesa elemental do Soulpiercer é quase um imbuimento powerfull de death gratuito.

É um item que caiu muito de preço ao longo do tempo, estando cotado por algo próximo de 3k de Tibia Coins (em Venebra). Pelo preço cobrado, as demais opções de upgrade no dano precisam ser consideradas, inclusive porque o aumento de level e skills tem influência na rotação de bosses E nas hunts com Diamond Arrows.

Assim como o Soulbleeder, esta não é uma arma para todos, mas somente para aqueles que já tem skills e level altos. Para paladinos que lutam contra bosses regularmente e principalmente, para aqueles que desejam competir para fragar, este é um upgrade recomendado. Principalmente com esta combinação de imbuimentos sugerida abaixo (Void, Strike e Precision), que é a que utilizo:

Image
Análise de upgrade do Umbral Master Crossbow para o Soulpiercer com Strike, Precision e Void

Atualmente tenho o Soulpiercer porque minhas opções de aumentar o dano se tornaram muito mais caras (tenho Distance 126 / Magic Level 37 / Level 600+). Resumindo, a decisão do quanto você investe na compra deste e dos demais itens, depende dos stats do seu personagem e dos seus objetivos no jogo. Você pode usar ESTA PLANILHA para simular com seus próprios stats.


E os demais equipamentos?

Nos próximos capítulos vamos abordar os equipamentos mais defensivos do set de paladino e fazer uma análise sobre qual a melhor sequência na aquisição dos Falcon e Soul itens. Além disso vamos responder questões comuns aos paladinos, como por exemplo: imbuimento de Magic Level ou Distance no elmo?

Fica na paz de Deus! Até breve.


* * *

Se você tiver mais informações para contribuir, sugestões ou dúvidas, por favor deixe seu comentário. Fique com Deus, abraço!


Referências Interessantes
https://tibia.fandom.com/wiki/Formulae#Attack_Value
https://tibia.fandom.com/wiki/Skills_Calculator
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

yamagaito
New user
New user
Posts: 1
Joined: 1 May 2017, 23:06
Character: Edo End

Re: Guia de Armas para Paladinos [Parte 2/2]

Post by yamagaito »

Parabéns!

Explicação top, bem elaborada e bem explicado.
A planilha é fantástica e é perceptível a dedicação que demandou para fazela.
Tenho RP lvl baixo (120), jogo para brincar más já fiz uns cálculos com a planilha e sua explicação me ajudou.
Esse material é suficiente para um fan site, explica em detalhes muita coisa que nem a cip explica.
Parabéns novamente, jogo em Venebra também e é legal saber que tem pessoas com muita capacidade, boas ideias e muito empenho no game.

User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Re: Guia de Armas para Paladinos [Parte 2/2]

Post by caducbn »

yamagaito wrote:
9 Apr 2022, 04:53
Parabéns!

Explicação top, bem elaborada e bem explicado.
A planilha é fantástica e é perceptível a dedicação que demandou para fazela.
Tenho RP lvl baixo (120), jogo para brincar más já fiz uns cálculos com a planilha e sua explicação me ajudou.
Esse material é suficiente para um fan site, explica em detalhes muita coisa que nem a cip explica.
Parabéns novamente, jogo em Venebra também e é legal saber que tem pessoas com muita capacidade, boas ideias e muito empenho no game.
Muito obrigado mano. Estive um tempo fora das terras tibianas, mas agora que voltei vou atualizar a planilha com os novos arcos e possibilidades de aumento de dano.
Fica com Deus! Sucesso cara
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

kahixa
New user
New user
Posts: 2
Joined: 1 Sep 2023, 18:34

Re: Guia de Armas para Paladinos [Parte 2/2]

Post by kahixa »

É verdade que a CipSoft, desenvolvedora do jogo, nem sempre fornece todas as informações detalhadas, por isso é importante contar com a comunidade e recursos como a planilha que você mencionou para obter insights e estratégias avançadas.

É muito legal saber que você também joga em Venebra e que temos jogadores dedicados como você na comunidade. O empenho e as boas ideias dos jogadores são fundamentais para a longevidade e a riqueza do jogo.

Post Reply