Treino de Distance para Paladinos [Parte 1/3]

Artigos
Post Reply
User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Treino de Distance para Paladinos [Parte 1/3]

Post by caducbn »

Lionheart Society Library
Treino de Distance para Paladinos
Livro 03 - Capítulo I

Image

Enquanto escrevo estas palavras, minhas mãos ainda tremem pela repetição exaustiva em busca do disparo perfeito… Eu realmente espero que cada gota de suor que agora escorre em meu rosto, se transforme em litros de sangue dos meus inimigos. Lejohnjartat


Introdução

Ouvi centenas de relatos de paladinos sobre como aprimorar as habilidades com armas de ataque a distancia. Muito do que foi falado não passou de perda de tempo, mas encontrei pérolas em meio às falácias.

Sempre que pensava sobre isso duas perguntas insistiam em ressoar em minha mente: Será que realmente vale a pena tanto esforço, gastos, e todo o tempo dedicado para isso? E ainda, qual seria a forma mais eficiente para elevar minhas habilidades?

Nestes escritos reuni tudo o que aprendi, os testes que fiz e os resultados que obtive. Não são palavras vazias, mas escritas por mãos calejadas pelos anos de dedicação e treino. Espero que esses conhecimentos sejam úteis para sua jornada, assim como são para a minha.

* * *

Conceitos Básicos

A primeira coisa a saber é como as skills avançam. De ante mão é preciso deixar claro que elas avançam de forma bem similar ao level, mas que existem peculiaridades à cada tipo de skill.

Ao olhar para o level, existe uma tabela com a quantidade de pontos de experiência necessários para avançar cada nível. Apesar do jogo não deixar isso claro em relação as skills, ela segue o mesmo raciocínio. Existe uma determinada quantidade de pontos de habilidade de distance fighting, sword fighting, fishing e demais skills, que são necessárias para avançar cada novo nível. Sendo que essa quantidade é diferente de acordo com cada vocação.

Em meus estudos, desvendei quantos pontos são necessários para avançar cada novo nível de Distance Fighting para paladinos, veja a tabela 1 abaixo. Lembrando que o top distance skill atualmente está na skill 142 (em 12 de agosto de 2021).

Image
Tabela 1

Note que o avanço das skills segue uma progressão bem agressiva. Para exemplificar, a diferença entre o primeiro colocado no ranking mundial atual (distance 142) e o segundo colocado (distance 140) é equivalente a avançar do inicio até a skill 123. O gráfico abaixo deixa isso em evidência.

Image
Gráfico 1


Como a Skill de Ataque a Distancia avança?

O avanço da skill de ataque a distancia não acontece da mesma forma que os de ataque corpo a corpo. A habilidade de ataque a distancia avança quando atingimos um alvo (successful hit), quando o disparo é bloqueado pela armadura (blocked hit) e mesmo quando erramos (missed hit). Notei que caso o disparo atinja o alvo (successful ou blocked hits) avançamos mais rapidamente do que quando os disparos erram (miss hit).

Image Blood Effect - Successful hit
ImageSparks Effect - Blocked hit
ImagePoof Effect - Missed hit

A explicação mais detalhada é que existe a possibilidade de ganhar de 0 a 3 "pontos de skill" por disparo. Cada missed hit gera aleatoriamente 0 a 2 pontos, enquanto que cada successful ou blocked hit gera normalmente 2 ou 3 pontos de skill. Veja a tabela abaixo, em que registrei o avanço de uma skill, disparo a disparo:

Image
Tabela 2

Se você notar, na tabela 1 com os pontos de skill, para avançar da kill 21 para o 22 são necessários 86 pontos de skill de distance, quantidade exata conquistada no teste e demonstrada na tabela 2.

Uma dúvida recorrente é se precisamos ser atingidos a cada 30 ou 60 segundos para permanecer treinando. Isso é um mito para o treino de ataque a distancia. Porém enquanto não der o primeiro successful hit (tirar pontos de vida do oponente), nenhum outro disparo estará dando pontos de skill.

Outra consideração é que disparos com Burst Arrow e Diamond Arrow parecem ter um comportamento ligeiramente diferente, que podemos tratar em outro capítulo futuramente.

É importante fazer uma ressalva sobre os períodos em que o Deus Tibiano concede sua graça de dobrar os pontos de experiência e skills ganho [Double Exp/skills]. Nestes dias todas as formas de treino dão pontos de habilidade dobrados.


Qual o real efeito do Loyalty para nas skills?

Personagens que já estejam na jornada por pelo menos 1 ano [de premium time] ganham pontos de skill adicionais. É simples, irei demonstrar isso com um exemplo para facilitar o entendimento.

Um personagem com distance 95 faltando 43% para avançar para o próximo skill, acumulou 1.045.803 pontos de skill (você pode calcular isso conforme a Tabela 1). Para este personagem avançar para o distance 96, ele precisa de mais 42.557 pontos (98.969 x 43%).

Vamos assumir que ele tenha sido recompensado pelo deus Tibiano com 5% de Loyalty [conta com mais de 360 dias de premium]. Neste caso ele ganha 52.290 pontos de skill (1.045.804 x 5%).

Se ele precisava de 42.557 para subir o distance e ganhou 52.290, o resultado é que o personagem vai avançar par o distance 96 (95 + 1 Loyalty) com 91% restante para o distance 97 (já terá avançado 9.733 pontos).

Agora vamos continuar nosso exemplo supondo que tenha aumentado o Loyalty para 10% [720+ dias de premium]. Neste caso o bônus recebido será de 104.580 pontos de skill (1.045.804 x 10%). Estes pontos adicionais não são suficientes para avançar para o distance 97, mas irá reduzir o percentual restante de 91% para 43%.

Na prática, quando treinamos acumulamos pontos base de skill ou seja, desconsiderando os o Loyalty. Mas como o bônus dele é aplicado automaticamente, passa a impressão que personagens com mais maior Loyalty avançam skill mais rapidamente.

Lembrando que o valor de distance considerado para os hightscores e para o bazar desconsidera o Loyalty, por isso são utilizadas as expressões “distance no site” (sem Loyalty) e “distance na barra” (com Loyalty mas sem itens).


Quais as formas de treino?

Precisa ficar claro que você pode treinar de forma Passiva [Offline], Ativa [Online] e Acelerada [Exercise Bows]. Cada uma delas será explicada nos próximos capítulos deste livro.

* * *

Se você tem informações para sugerir ou dúvidas, por favor, deixe abaixo nas respostas. Farei o possível para responder o mais rápido que puder.
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Brucs
New user
New user
Posts: 1
Joined: 9 Sep 2021, 03:49

Re: Treino de Distance para Paladinos [Parte 1/3]

Post by Brucs »

Muito boa explicação! Até deu vontade de tentar jogar de RP ^^

User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Re: Treino de Distance para Paladinos [Parte 1/3]

Post by caducbn »

Brucs wrote:
9 Sep 2021, 03:52
Muito boa explicação! Até deu vontade de tentar jogar de RP ^^
Fico feliz que você curtiu o conteúdo! Quem sabe um dia eu me aventuro como EK e escrevo alguma coisa hehehe :D
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Post Reply