Treino de Distance para Paladinos [Parte 2/3]

Artigos
Post Reply
User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Treino de Distance para Paladinos [Parte 2/3]

Post by caducbn »

Lionheart Society Library
Treino de Distance para Paladinos
Livro 03 - Capítulo II

Image
Introdução

Existe mais de uma forma de aumentar sua habilidade de ataque à distancia. Neste capítulo vou descrever algumas dessas formas, que acontecem de forma mais ativa, em que o player precisa estar “jogando”.

Treinamento Ativo [Online] - Parte 01

O Treinamento Ativo consiste simplesmente em atacar um determinado inimigo. Isso acontece naturalmente enquanto o paladino está caçando, mas também pode ser feito por longos períodos com o objetivo único de avançar a habilidade de ataque a distancia. Neste caso é preciso saber que sempre que matar um monstro que dê pontos de experiência, sua stamina será consumida.

Para o treino com inimigos, algumas características tornam umas criaturas melhores do que outras:
- Inimigos que tenham auto-cura: o ideal é que o inimigo tenha uma capacidade de cura acima da capacidade do paladino de causar dano (ex: Gargoyle, Monk, Vampire, Sea Serpent e Lizard Magistratus)
- Inimigos que tenham summons: Você ataca os summons até que morram, e dessa forma nunca mata o monstro principal (ex: Slimes)

O segredo é adequar a sua capacidade de causar dano para ter um treino sustentável. Em outras palavras, o paladino nem pode causar tanto dano ao ponto de matar a criatura, e nem pode causar tão pouco dando ao ponto de não ter um treino eficiente (lembrar que os missed hits avançam a skill mais lentamente do que os demais).

As duas principais ferramentas disponíveis para ajustar sua capacidade de causar dano é a escolha do tipo de munição e das Posturas de Combate. A munição mais utilizada para treino por conta do baixo ataque é a small stone.

Image
You see a small stone (Atk:5, Def:0).
It weighs 3.60 oz.

E quanto às posturas de combate, se você perceber que está dando poucos blocked e successful hits, experimente usar o modo ofensivo, caso seja o contrário, reduza para o balanceado ou mesmo defensivo.

Image

É possível também treinar a habilidade de defesa com escudos, para isso deixe que 1 ou 2 inimigos fiquem te atacando enquanto treina, sendo que com 2 você terá o aproveitamento máximo. Você pode inclusive sumonar uma mad sheep com esta finalidade usando uma Spellwand. Mas volto a lembrar que a habilidade de defesa com escudos é bem pouco útil para nossa vocação à medida que subimos de level.

Algo que poucos sabem, é que os monstros também ficam mais fortes à medida que nos atacam. Por exemplo, vamos supor que você seja um paladino lvl 40 e que esteja treinando skill atacando uma slime. No inicio do treino você vai perceber que a slime praticamente não vai conseguir te atingir, mas com o passar do tempo, ela vai ficar cada vez mais forte, até chegar num ponto em que ela poderá te matar até mesmo dar hit kill. Isso demora bastante tempo, mas acontece. Por isso, quando perceber que está tomando muitos hits, mate o monstro e pegue um novo para o treino.

Por fim, algumas dicas finais para este tipo de Treino:
- Procure locais isolados para o treino. Evite locais de grande circulação, em que players mal intencionados podem matar seu monstro de treino ou mesmo você. Lembre que mesmo em mundos optional-pvp, inimigos podem lurar outros monstros para cima de você.
- Procure posições em que você seja atacado no máximo por 2 criaturas. A sua habilidade de defesa com escudo deixa passar todos os ataques a partir de 2 criaturas.
- Lembre de levar comida suficiente para se manter recuperando vida e mana. Você pode usar itens que aceleram essa recuperação como por exemplo as soft boots e os life rings. Caso você seja low level, uma alternativa interessante para não consumir muita capacidade com comida, e ficar perto de rios e a cada 30min pescar.

Treinamento Ativo [Online] - Parte 02

Outra forma de treino online é com os Modifieds Gnarlhounds. Este método de treino teve um grande upgrade após o último Winter Update (2020), e tem sido o meu preferido. Ele consiste em atacar esta criatura específica, que fica localizada no laboratório do cientista Telas, bem próximo de Stonehome, vilarejo a leste de Edron.

Image
Modified Gnarlhound

Para ter acesso a esta área é preciso ajudar o Telas a construir o seu próprio Golem com a tecnologia de Yalahar. Tudo isso acontece na quest Shadows of Yalahar [restrita a level 80+]. Já aviso que a quest é relativamente longa, e que sozinho no level 80 é bem desafiadora. Uma estratégia para facilitar é comprar boa parte dos itens necessários com o contrabandista Black Bert (precisa da The Thieves Guild Quest ou de um amigo que tenha feito para comprar para você).

Voltando ao método de treino em sí, os Modifieds Gnarlhounds são criaturas com uma ENORME resistência a danos, o que as faz ficarem vivas por um tempo considerável. Se você notar, elas são completamente imunes a dano sagrado, terra e morte e são muito resistentes a físico, fogo, gelo e energia (tomam só 10% de dano).

Image

Dessa forma, temos algumas opções para conseguir treinar com eles:
- Usar um arco qualquer com arrows elementais (Flaming Arrow, Shiver Arrow ou Flash Arrow): Esta era a principal forma utilizada antes do Winter Update de 2020. Tem um custo relativamente baixo, principalmente se comprar as munições no market. O grande problema é que estas flexas causam um dano relativamente alto, matando os monstros mais rapidamente.
- Usar Royal Star: Era uma forma utilizada no passado e que ainda é válida: Além de causar um dano pequeno, o custo de compra dela no market reduziu muito após o Winter Update de 2020. Notar que 100 Royal Star duram cerca de 10 minutos até precisar ser re-equipadas.
- Usar Diamond Arrows ou Burst Arrows: Método possível, mas que não é utilizado pelo alto custo.
- Usar um arco imbuído com fire, ice ou energy básico, e usar flexas comuns: Esta possibilidade só foi possível a partir do Winter Update de 2020 e é a minha preferida. Primeiro por causar um dano baixo, similar às Royal Stars. Segundo que com o uso do quiver, elas duram mais tempo até precisarem ser re-equipadas (20 minutos para um quiver de 6 espaços). Por tomarem dano elemental, a taxa de acertos é alta, o que garante uma maior eficiência no treino. Eu uso o Elven Bow, que é barato, não tem bonus de ataque e ainda aumenta a chance e acerto em 5%.

Image
You see an elvish bow (Range:6, Hit%+5).
Imbuements: (Basic Frost 20:00h, Empty Slot, Empty Slot).
It weighs 39.00 oz.
This beautifully ornamented bow was made by a skilled elvish bowmaker.

Além disso, elas tem um baixo custo, menor do que o treino com flexas elementais, veja:

Custo do Treino:
Preço médio do Imbuement (Venebra) = 400 gold x 25 Itens + 5.000 gold = 15.000 gold
Chance de quebrar e perder os itens de Imbuement de 10% = 1.500gp
Custo Total para Imbuir considerando que em média 1 em cada 10 não funciona = 16.500gp
Duração do Imbuement = 20hrs
Custo por Hora = 825gp/hr de Imbuement
Custo de flexas = 3gp/un
Quantidade de flexas usadas em 1hr = 1.800 flexas
Custo de Flexas em 1hr = 5.400gp
Custo total de treino = 6.225gp/hora

E nesta conta não estou nem considerando que você pode fabricar flexas com a magia exevo con, o que deixa o treino ainda mais barato. A título de comparação, o treino com flexas elementais custa 12.600gp/hora.

Esse treino também pode ser feito com Royal Stars. As stars quebram a cada 3 disparos em média, logo, 100 stars são equivalentes a cerca de 300 flexas. Financeiramente são uma excelente opção se forem compradas por menos do que 10gp/unidade. Nesse caso você pode equipar um shield e summonar uma Mad Sheep para treinar shielding (mas normalmente terão outros players lá, e a chance é ALTA deles matarem sua sheep “sem querer”).

Outra grande vantagem é que os Modifieds Gnarlhounds não dão pontos de experiencia, portanto mata-los não consome stamina, boost e nem preys de experiência.

Eles também não nos atacam, o que significa que não tem como morrer para eles. Isso é uma vantagem por um lado, e uma desvantagem por outro, já que não é possível treinar shielding com eles. Mas volto a lembrar que a habilidade de defesa é praticamente inútil à medida que o paladino sobe de level.

Nos meus testes, usando um arco imbuido com ice, energy ou fire, cada disparo dá em média 1,95 pontos de skill. Essa informação é útil para determinar quanto tempo de treino é necessário para avançar cada novo skill.

Agora é preciso tomar cuidado em mundos PVP porque é bem fácil ser encurralado lá. O acesso à area de treino é um corredor com apenas 2 SQM, o que dificulta uma eventual fuga. Vale lembrar que o acesso depende de uma quest lvl 80+ que é tida como “chata”, portanto dificilmente você tomará um ataque maker.

Treinamento Ativo [Online] - Parte 03

Outro método pouco conhecido é o treino com os Servant Golem. A priori são criaturas pacíficas que sevem a Azerus no seu palácio. O Acesso a esta área depende de terminar a missão 02 da questline In Service of Yalahar.

Image
Servant Golem

Eles são imunes a qualquer dano, mas, como as diamond arrows e as burst arrows “nunca erram”, usá-las permite treinar, mesmo eles não tomando nenhum dano. A grande vantagem em comparação com o treino com os Modifieds Gnarlhounds é que o Golem é imortal, logo você não precisa ficar selecionando um novo alvo.

Em meus testes percebi também que a velocidade de avanço é bem similar ao treino com os Modifieds Gnarlhounds.

Agora uma importante desvantagem é o alto custo, considerando que mesmo as burst arrows são caras e somente disponíveis para compra de outros players ou sendo fabricadas.


Considerações sobre o treino em Dawnport

Neste guia desconsiderei as possibilidades de treino em Dawnport ou na ilha dos iniciantes, por considerar que essa situação impossibilita o uso do treino offline. Além de que somente novos personagens poderiam usufruir disso.


Existe alguma forma de treinar de forma passiva?

E se eu te disser que é possível aprimorar sua habilidade de ataque a distancia enquanto dorme? No próximo capítulo trarei as formas de avançar sem que precise estar ativamente jogando.

* * *
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Post Reply