Treino de Distance para Paladinos [Parte 3/3]

Artigos
Post Reply
User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Treino de Distance para Paladinos [Parte 3/3]

Post by caducbn »

Lionheart Society Library
Treino de Distance para Paladinos
Livro 03 - Capítulo III


Image
A vida não é tanto como uma corrida de 100m, está mais para a constância da maratona. Apenas siga em frente!



Introdução

Além das formas ativas para aumentar sua habilidade de ataque à distancia, neste capítulo vou descrever 2 outras formas, que acontecem de forma passiva, ou seja, sem que o player precise estar “jogando”.

Treinamento Passivo [Offline]

O Treinamento Passivo é feito enquanto você está dormindo. Para que ele seja iniciado é preciso que você encerre o dia [deslogue] nas estátuas de treino ou em camas.


Image
Skill Trainer Statue (Distance)

Image
Blue Bed



As estátuas de treino são encontradas no Halls of the Adventurers e em áreas específicas nas cidades tibianas. Já as camas são localizadas nas casas e guildhalls. Uma observação importante é que esta modalidade de treino é exclusiva para premium accounts.

Vale notar que o treino offline de ataque a distancia é mais lento do que o ativo [online] em aproximadamente 4,8x (neste caso comparando com o treino nos modifieds gnarlhounds explicado no capítulo anterior). Ou seja, 1 hora de treino ativo é equivalente a cerca de 4 horas e 50 minutos de treino offline. Para ser mais preciso, 1 minuto de treino offline sobe 12 pontos de skill de ataque a distancia.

Mas isso não quer dizer que esta modalidade de treino é inútil, longe disso. Eu afirmo que dentre os 3 grandes grupos de skills (ataques de curta distancia, ataques de longa distancia e ataque mágico), o mais efetivo é o de longa distancia, e com certeza vai fazer muita diferença no longo prazo.

Para que o treino se inicie é preciso permanecer desconectado por no mínimo 10min. O personagem pode treinar por até 12hrs consecutivas. O tempo que você tem disponível para treino é exibido nas estatísticas do seu personagem. Cada segundo que você gasta treinando offline é deduzido desse medidor. A figura abaixo serve como exemplo, e indica que se o player desconectar agora em uma estátua de treino, irá treinar por até 3 horas e 10 minutos.


Image
Figure 1



A regeneração do tempo de treinamento offline de um personagem acontece de duas formas:
- Cada minutos que você estiver online, aumenta 1 minuto de treino offline disponível;
- Quando o tempo que você tinha disponível para treinar chegar a 0:00, cada minuto que você permanecer offline aumenta 1 minutos de treino offline disponível (até o limite de 12:00).

Para facilitar o entendimento, deixe-me ilustrar com um exemplo: Seu personagem tem 3:10 horas restantes de treinamento (como demonstrado na imagem anterior) e você desconecta usando uma estátua de treinamento. Você fica offline com esse personagem por 10:30 horas. Após o login, você terá treinado offline por 3:10 horas e seu medidor de treinamento terá recuperado 7:20 horas de tempo de treinamento (10:30 offline - 3:10 treinado = 7:20 recuperado).

Uma última consideração é que nesta modalidade você estará treinando também sua habilidade com escudos, apesar dela ser praticamente desprezível para os paladinos, uma vez que na maior parte do tempo estamos utilizando bows e crossbows, impossibilitando o uso de shield.


Treinamento Acelerado [Exercise Weapons]

Por fim mas não menos importante, uma alternativa para acelerar o treino é o uso das exercise weapons. O funcionamento é bem simples: Você compra um Exercise Bow por Tibia Coins ou por gold nos mercadores, encontra um dummy de treino e usa a arma nele.

Para definir como vale mais a pena comprar as armas de treino, basta ver o preço com o qual as Tibia Coins estão sendo negociados no market. Se 1 Tibia Coin custar mais de 10.500 gps, venda elas e compre as armas de treino por gold no NPC, caso contrário, compre na Loja usado TCs.

Semanalmente 2 exercise weapons pequenas (de 50 cargas) são disponibilizadas para jogadores Premium Account (1 exercise weapons para jogadores free account). Além delas existem as seguintes possibilidades:


Image
Table 1

Image
You see an exercise bow that has 500 charges left.

Image
You see an exercise bow that has 1800 charges left.

Image
You see an exercise bow that has 14400 charges left.



Todas elas tem o mesmo custo/carga, logo não existe vantagem em comprar as maiores, se não o fato de não precisar vir na tela para recolocar, o que permite treinar 100% AFK por mais tempo.

Uma vantagem é a recuperação de stamina enquanto treina.

Os dummies de treino normalmente estão localizados nas mesmas áreas em que as estátuas de treino offline, inclusive na Adventurers' Guild‎. Também é possível comprar bonecos de treino por 900TC e colocar nas houses ou guildhalls. Os bonecos de treino comprados dão 10% a mais de avanço nas habilidades, tornando o treinamento um pouco mais eficiente.


Image
"Normal" exercise dummy

Image Image Image
"Purchased" exercise dummies
(900TC each. Gives 10% more skill points)



Em meus teste, cada disparo com um arco de treino gerou aleatoriamente 4 ou 5 pontos de skill desconsiderando o loyalty. Também percebi que usar um dummy comprado na store não aumenta exatamente o valor dos pontos de habilidade ganhos (não aumenta para 4,4 e 5,5 pontos), mas sim a frequência com que 5 pontos são recebidos nos disparos. Dessa forma o aumento não é EXATAMENTE de 10%, podendo ser um pouco mais ou menos dependendo da sua sorte.

Quanto ao loyalty, funciona exatamente como esperado, aumentando os pontos recebidos conforme o % de bonus da conta. Veja a Tabela 2 em que testei 100 disparos de cada uma das 4 combinações e tirei as médias.


Image
Table 2



Vale a pena gastar para treinar com armas de treino?

Agora vamos ao que mais nos interessa, entender se realmente vale a pena. Para fazer essa análise, a primeira resposta que precisamos é o quão mais rápido avança a habilidade de ataque a distancia em comparação com o treino com os Modifieds Gnarlhounds.

Pelas minhas análises, o avanço é aproximadamente 2,42 vezes mais rápido caso esteja usando um boneco de treino privado nas houses/guildhalls. Isso quer dizer que 1 hora treinando com um Exercise Bow é o equivalente a treinar 2 horas e 25 minutos com os Modifieds Gnarlhounds. Em resumo, paga-se 938.775 gold a mais para ganhar 1hora e 26min.

Além do ganho do tempo, existem outras vantagens como 1) o fato de recuperar stamina enquanto treina, 2) poder ficar 100% AFK e 3) ter zero risco de ser morto (pvp) por estar em uma zona protegida. A Tabela 3 resume os tipos de treino analisados até aqui:


Image
Table 3



Para terminar a análise, me perguntei o quanto de profit eu deveria fazer por hora para equiparar o custo de treino dos Exercises Bows com os Modifieds Gnarlhounds.


Image
Table 4



Concluí que se um paladino consegue ter 656.444 gold ou mais de lucro real (descontando o custo dos imbuimentos) por hora, vale mais a pena caçar e usar o dinheiro do lucro para “bater” arcos de treino, porque além da skill, ele vai ganhar mais level. Neste caso, o paladino precisaria caçar por 1:25 para cada 1 hora de treino com os arcos de exercicio.

Entretanto, esse raciocínio desconsidera o fato de que o tempo de treino em sí não requer atenção exclusiva, sendo possível treinar enquanto trabalha por exemplo, enquanto que o tempo de hunt exige que você esteja completamente dedicado. Não considera também o tempo de refil ou mesmo a disponibilidade de stamina. Portanto este é um valor que serve como referência, mas que dificilmente terá uma aplicação prática para os paladinos que desejam treinar por longas horas.


* * *



Qual a forma mais eficiente de treino?

Não existe uma resposta única, porque depende do seu perfil pessoal. Portanto, para responder vou considerar 4 situações:

  • Tenho muito dinheiro mas não tenho tempo: Treine com arcos de treino
  • Tenho muito tempo mas não tenho dinheiro: Treine nos Modifieds Gnarlhounds
  • Tenho pouco tempo e pouco dinheiro: Treine offline e se dedique a caçar
  • Tenho muito tempo e muito dinheiro: Faça o que quiser :lol:


O ideal mesmo é fazer uma composição com diferentes tipos de treino.


Como eu treino minhas skills?

Finalizando este registro, o que funcionou melhor para mim foi treinar intensamente durante o dia nos Modifieds Gnarlhounds e no Servant Golem(cerca de 8 a 10 horas por dia). Como eu trabalho na frente do computador com certa flexibilidade de horário, consigo conciliar as duas atividades. Após o treino de skill, caço por 2 horas e depois deixo treinando offline nas estátuas de treino. No dia seguinte, já estou com a stamina completa novamente, e reinicio o ciclo.

Normalmente no período da tarde aumenta a quantidade de paladinos e cavaleiros treinando nos Modified Gnarlhounds. Quando eles matam as criaturas muito rápido (o que exige mudar o alvo em intervalos menores de tempo), eu vou para o Servant Golem de Yalahar. É um pouco mais caro, mas é mais fácil de conciliar com outras atividades.

Eu nunca usei arcos de treino (apenas os que foram necessários para testes). Semanalmente eu sempre escolho rods de treino na recompensa diária.

Nos períodos de double experience, eu foco totalmente no treino de Magic Level com rods de treino. A idéia é caçar e recuperar a stamina com o treino da habilidade que tenho mais deficiência, e que é de fundamental importância para os paladinos. Inclusive falaremos sobre a importância do Magic Level para paladinos em outro registro.

Hoje, 13 de setembro de 2021, meu Distance base (site) é 121 e o Magic Level é 36. Atualmente jogo em Venebra (Optional PVP Verde).


Até que ponto vale a pena treinar?

Os paladinos avançam a habilidade de Distance naturalmente enquanto caçam, além do treino offline diário. Portanto, é comum encontrar paladinos com leveis satisfatórios de Distance mesmo sem gastar tanto para treinar.

Para um paladino de level mais baixo, sugiro treinar até skill 80 aproximadamente antes de iniciar as caçadas. Isso irá facilitar por aumentar principalmente o % de acerto nos inimigos.

Para um paladino de level mediano (por volta do level 150), eu diria que a habilidade de distance precisa ser pelo menos 100. Até este ponto existe uma relação de custo x benefício bem interessante.

Para um paladino que deseja extrair muito das caçadas, eu diria que a habilidade 110 já representa algo significativo. Para muitos é mais do que o suficiente. Passar desse nível é sugerido em 4 casos:

  • Você tem prazer em ter skills altos, isso te diverte no jogo
  • Você trabalha no computador e consegue conciliar o treino com atividades fora do Tibia
  • Você já fechou o set de equipamentos e é level mais alto.
  • Você tem muito dinheiro e não sabe o que fazer com ele :lol:


Espero que este artigo tenha sido útil para que você se torne mais forte na sua jornada tibiana. Se tiver qualquer considerações, sugestões ou dúvidas, por favor comente embaixo. Farei o possível para responder o quanto antes.

No próximo artigo falaremos um pouco sobre os equipamentos para paladinos. Fique ligado! ;)

Lejonhjartat_tibia

* * *



Algumas boas Referências

GuildStats Training Calculator
Página de Fórmulas of TibiaWiki BR
Escola de Treinamento of TibiaWiki BR
Shadows of Yalahar Quest TibiaWiki BR
Formulae Page of TibiaWiki
Training School of TibiaWiki
Skills Calculator of TibiaWiki
Shadows of Yalahar Quest TibiaWiki
Tibia-stats.com Offline Training and Distance Calculator Research
Intibia Exercise weapons calculator
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Funus Infinitum
New user
New user
Posts: 1
Joined: 3 Nov 2021, 22:17

Re: Treino de Distance para Paladinos [Parte 3/3]

Post by Funus Infinitum »

Ótimas explicações, parabens pelo conteúdo.

Realmente nao existe um maneira certa para treino de Skill, vai depender de sua demanda do dia a dia e valor a ser investido. Mas seu artigo está muito bem explicado e ainda aprendi que o Dummy em GH dá uma bonus :P


Vlwwww e tamo junto!!!

User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Re: Treino de Distance para Paladinos [Parte 3/3]

Post by caducbn »

Funus Infinitum wrote:
3 Nov 2021, 22:20

Realmente nao existe um maneira certa para treino de Skill, vai depender de sua demanda do dia a dia e valor a ser investido. Mas seu artigo está muito bem explicado e ainda aprendi que o Dummy em GH dá uma bonus :P
É bem isso, no final das contas é um mix entre as diferentes formas.
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Kalel Sharius
New user
New user
Posts: 1
Joined: 6 Nov 2021, 22:03

Re: Treino de Distance para Paladinos [Parte 3/3]

Post by Kalel Sharius »

Muito bom esse artigo! Parabéns!

Uma dica importante para otimizar os skills dos paladinos é procurar por hunts que o ml esteja sempre sendo treinado também, ou seja, quanto mais mana potions forem utilizados durante a hunt, melhor.

Queria saber qual a efetividade de 1 skill de distance a mais. Pra saber se vale a pena investir vários dinheiros em varinha, porque eu tenho a impressão que não vale a pena depois do skill 110 como vc falou. É muito dinheiro investido pra pouco resultado. Seria isso mesmo?

Obrigado!

User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

Re: Treino de Distance para Paladinos [Parte 3/3]

Post by caducbn »

Kalel Sharius wrote:
6 Nov 2021, 22:08
Muito bom esse artigo! Parabéns!

Uma dica importante para otimizar os skills dos paladinos é procurar por hunts que o ml esteja sempre sendo treinado também, ou seja, quanto mais mana potions forem utilizados durante a hunt, melhor.

Queria saber qual a efetividade de 1 skill de distance a mais. Pra saber se vale a pena investir vários dinheiros em varinha, porque eu tenho a impressão que não vale a pena depois do skill 110 como vc falou. É muito dinheiro investido pra pouco resultado. Seria isso mesmo?

Obrigado!
Muito obrigado, fico feliz que tenha sido útil pra você. ;)

Excelente dica a de caçar gastando mana. O meta atual de Utitar realmente deixa o treino de ML um pouco prejudicado, por isso acabamos sendo forçados a compensar com o treino de varinha.

Sobre a efetividade de 1 a mais no distance, estou preparando um artigo especifico sobre isso. Entretanto, na próxima semana vai sair a parte 2 do artigo sobre armas para paladinos. Nesse, vou disponibilizar uma planilha muito massa que criei, em que você consegue saber quantos % o dano aumenta se subir 1 de Distance, ou 1 de ML, ou usar Precision, Strike, trocar de arma... Enfim, já vai ser um bom começo para você tirar suas conclusões.

Image
Uma das imagens do artigo para você ter uma idéia de como está a planilha. 8-)

Dá uma conferida na parte 1 pra já ir entendendo o rumo das coisas > Guia de Armas para Paladinos [Parte 1/2]

Fica na paz de Deus! Tmj!
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Post Reply