A Forja da Exaltação: O Guia Completo

Artigos
Post Reply
User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

A Forja da Exaltação: O Guia Completo

Post by caducbn »

O Winter Update 2021 trouxe três novos efeitos que podem ser adicionados a armas, armaduras e elmos através da Forja da Exaltação.

O primeiro efeito, Onslaught (Fatal), é aplicado às armas e concede uma chance de adicionar 60% no dano de um ataque, similar ao dano crítico. O segundo efeito, Ruse (Dodge), é aplicado às armaduras e concede uma chance de esquivar os ataques recebidos, similar à runa Dodge; Por fim, o terceiro efeito é o Momentum que é aplicado aos elmos, e adiciona uma chance de reduzir os cooldowns das magias em 2 segundos.

Estes novos efeitos são forjados nos equipamentos ao custo dos recursos adicionados neste update (dust, sliver e exaltation core), equipamentos e gold. A vantagem é que eles são permanentes no equipamento.

Nesse artigo vamos entender o funcionamento dos bônus e da forja.


Os novos efeitos
Onslaught - Armas
Este efeito só pode ser adicionado às armas e tem funcionamento similar ao dano crítico dado pelo imbuimento Strike: cada vez que você ataca, existe uma chance (Effect Chance %) de adicionar 60% de dano no alvo. Vale notar que é possível que os dois efeitos, crítico e fatal, sejam acionados e ocorram simultaneamente. Você saberá que o efeito foi aplicado quando aparecer o indicador FATAL sobre o alvo.
Image
Ao usar magias e armas de ataque em área, como por exemplo as diamond arrows dos paladinos ou runas como Avalanche, o efeito é aplicado a todos os alvos, exatamente como ocorre com o dano crítico.

A chance do efeito ser acionado depende do quanto a arma foi refinada. A tabela abaixo demonstra a Chance do Efeito % para cada nível de refino (tier) da arma:

Image
Chance de acionar o Onslaught (Fatal)

Este efeito será útil para todas as vocações, mas acredito que paladinos e mages se beneficiarão mais. Os cavaleiros têm uma desvantagem em relação às demais vocações: como eles usam muitas armas diferentes dependendo da situação, é inviável refinar todas elas.

Ruse - Armaduras
Este efeito é adicionado às armaduras e funciona de forma similar à runa Dodge, dando uma chance de esquivar totalmente de um ataque. A principal diferença é que o efeito pode ser acionado por todos os ataques, e não apenas aos ataques de uma criatura específica.

Na prática, cada vez que você for atacado seu personagem pode ou não esquivar. Sempre que o efeito for acionado, o indicador DODGE irá aparecer sobre seu personagem.
Image
Assim como no onslaught, a chance do efeito ser acionado depende de qual o nível de refinamento (tier) da armadura. A tabela abaixo demonstra a chance de efeito % para cada nível de refino.

Image
Chance de acionar o Ruse (Dodge)

Essa habilidade é particularmente útil para os Cavaleiros e Paladinos que caçam fechando box.

Momentum - Capacetes
Por fim mas não menos importante temos o efeito Momentum, que pode ser refinado nos capacetes. Quando acionado, ele reduz 2 segundos do cooldown de todas as habilidades. Percebemos que o efeito foi acionado ao aparecer o seguinte ícone ao lado do personagem.
Image
Na prática, sempre que o battle estiver ativo, a cada 2 segundos tem uma chance do efeito acionar e reduzir os cooldown das habilidades em 2 segundos. Assim como nos demais efeitos, quanto maior o nível de refino (tier) do capacete, maior a chance do efeito acionar. A tabela abaixo demonstra a chance do efeito acionar de acordo com os tiers.

Image
Chance de acionar o Momentum

Os magos poderão usar as UEs e waves com mais frequência, assim como magias de cura de maior cooldown como o Gran Sio dos druidas e o Exura Med Ico dos cavaleiros também serão beneficiados. Cavaleiros poderão usar Exori Gran mais vezes em suas rotações de dano e paladinos poderão usar mais turnos de Exevo Mas San ao invés de runas de ataque.


Classificação dos Itens
A partir do update, todas as armas, armaduras e elmos tem uma nova característica verificada ao dar look no item: Classificação. Essa nova característica serve apenas para o funcionamento da forja que será explicada mais adiante. Veja abaixo exemplos de 4 itens de diferentes classificações:

You see a crossbow (Range:5).
Imbuements: (Empty Slot, Empty Slot, Empty Slot).
Classification: 1 Tier: 0.
It weighs 40.00 oz.

You see a crude umbral crossbow (Range:5, Atk+3, Hit%+1).
Classification: 2 Tier: 0.
It can only be wielded properly by paladins of level 75 or higher.
It weighs 130.00 oz.

You see a royal crossbow (Range:6, Atk+5, Hit%+3).
Imbuements: (Empty Slot, Empty Slot, Empty Slot).
Classification: 3 Tier: 0.
It can only be wielded properly by paladins of level 130 or higher.
It weighs 120.00 oz.

You see a cobra crossbow (Range:6, Atk+7, Hit%+6, distance fighting +2).
Imbuements: (Empty Slot, Empty Slot).
Classification: 4 Tier: 0.
It can only be wielded properly by paladins of level 220 or higher.
It weighs 40.00 oz.

Os itens estão classificados de 1 a 4, sendo 1 utilizado para itens mais comuns (vendidos pelos NPCs) e o 4 utilizado para itens raros, como os falcons, cobras, lions, eldritch e soul itens por exemplo. Em geral, itens que caem de criaturas comuns são classificados com 2 e os itens que são drop exclusivo dos chefes são classificados com o nível 3.


Os Níveis (tier) dos itens
Ao refinar um item utilizando a forja, ele ganha um nível (tier). Como vimos anteriormente, cada novo tier aumenta a chance dos efeitos (onslaught, ruse e momentum) serem acionados.

A quantidade máxima de níveis (tier) que um equipamento pode ser refinado depende de sua classificação. A tabela abaixo relaciona o nível máximo de refino permitido para cada uma das 4 classificações.

Image
Nível máximo de refino (tier) permitido para cada Classificação

Para simplificar o entendimento, veja este exemplo. Uma Prismatic Armor tem classificação 2, logo ela só pode ter no máximo o efeito Ruse tier 2, vou seja, 1,03% de esquivar totalmente um dano ao ser atacado.

Já uma Ghostchestplate (classificação 3), pode ter no máximo o Ruse tier 3, representando 1,62% de esquiva.

E por fim, uma Soulshell (classificação 4), pode chegar a incríveis Ruse tier 10, o que seria 7,51% de chance de esquiva ao sofrer dano.

O mesmo raciocínio se aplica às armas, com o efeito Onslaught, e aos elmos, com o efeito Momentum.


Os Novos Recursos e Tipos de Criaturas
Para refinar equipamentos custa uma pequena fortuna de gold, mas além disso é preciso de:

- Equipamentos
- Dust
- Sliver
- Exalted Core

Vamos entender como conseguir os novos recursos implementados neste update.

Dust
O Dust é conseguido ao matar Criaturas Influenciadas. Essas criaturas foram introduzidas nesse update e nada mais são do que versões um pouco mais fortes de monstros comuns. Na prática, qualquer criatura ao ser respawnada pode vir influenciada. Então provavelmente você encontrará algumas no seu dia a dia de caça.

As criaturas são influenciadas em diferentes níveis (stacks), indo de 1 a 5. O grau de influência será facilmente verificado no jogo por meio deste marcador:

Image
Squid Warden influenciado com 3 stacks (fonte: Tibia.com)

Quanto maior o nível de influência, mais forte é a criatura e maior a quantidade de Dusts recebidos por quem matá-la. Cada stack pode gerar de 1 a 3 dusts, logo o máximo de Dusts a serem recebidos é 15 para uma criatura com 5 stacks. A tabela abaixo demonstra isso:

Image
Efeitos das stacks e ganho de Dusts

Os Dusts são recursos que funcionam como “pontos” atreladas ao personagem, logo não podem ser comercializados. Em outras palavras, as criaturas não derrubam eles como loot, os Dusts simplesmente aparecem no personagem ao matá-las. Como não são dropáveis, não sofrem influência de eventos como Double loot, criatura boostada do dia, prey de loot ou da poção Wealth Duplex.

Vale notar que caso esteja em party, todos os membros que estejam próximos recebem a mesma quantidade de dusts, independente de quem deu mais dano.

Para verificar quantos Dusts seu personagem tem você deve abrir a janela da forja, ou indo até ela, ou através do botão [img=hhttps://i.imgur.com/xQHuP7Z.png][/img].

Image
Janela da Forja. Personagem tem 55 Dusts, 9 Slivers e 1 Exalted Core

Sliver

Image
You see a sliver.
It weighs 0.10 oz.
This item can be used in the exaltation forge to create exalted cores.


Os Slivers são dropáveis de criaturas chamadas Demoníacas. Esse novo tipo de criatura é uma versão bem mais forte da original, contando com um stack fixo de 15. Dessa forma, elas também dão Dusts (até 45 Dusts cada criatura) e dropam de 3 a 7 Slivers. Diferente dos Dusts, as Slivers são itens dropáveis de criaturas, portanto sofrem influência de eventos como Double Loot. Além disso, eles podem ser comercializados no market.

Essas criaturas são identificadas por um efeito amarelado ao redor do nome, como demonstrado na imagem abaixo:

Image
Wolf Demoníaco (Fiend)

Qualquer criatura que derrube itens pode ser demoníaca, entretanto, a quantidade dessas criaturas simultaneamente em cada mundo é limitada. Quando uma dessas criaturas é morta, em 5 minutos outra nascerá em algum lugar de Tibia. Para localizar essas criaturas, foi adicionada uma nova magia chamada Find Fiend (exiva moe res), que pode ser aprendida em qualquer trainer de magias.

Image
Descrição da magia Find Fiend

Ela aponta a direção da criatura demoníaca mais próxima, de forma similar à Find Person (exiva). Caso você já tenha completado o bestiário da criatura, ela também informa a força dela. Veja os dois exemplos abaixo.

The monster is very far to the north-east. Be prepared to find a creature of difficulty level "Unknown". - Sem bestiário da criatura

The monster is far to the north. Be prepared to find a creature of difficulty level "Easy". - Com bestiário da criatura

Outra forma de adquirir Slivers é através da forja de exaltação. Nela é possível trocar 60 Dusts por 3 Slivers, o que veremos em mais detalhes ainda nesse artigo.

Exalted Core

Image
You see an exalted core.
It weighs 2.60 oz.
Use this item to enhance your chances at the exaltation forge.


O terceiro novo recurso implementado neste update é o Exalted Core. Ele não é dropável de nenhuma criatura, sendo obtido apenas através da Forja da Exaltação. É possível consegui-lo trocando por 50 slivers. Assim como os Slivers, eles podem ser negociados no market.


A Forja da Exaltação
A Forja da Exaltação é o local em que podemos refinar os itens. Ela fica localizada ao norte da Adventurer’s Guild.

Image
A Forja está ao norte da Adventurer´s Guild.

Basicamente existem 3 funções que podem ser feitas nela: Fusão, Transferência e Conversão. Vamos entender cada uma delas.

Conversion
Esta é a função mais simples da forja, sendo responsável por:

1)Trocar 60 Dusts por 3 Slivers
2)Trocar 50 Slivers por 1 Exaltation Core
3)Trocar determinada quantidade de Dusts por maior capacidade de armazenamento de Dusts.

Image
Tela de Conversão da Forja

Inicialmente o seu personagem só consegue carregar no máximo 100 Dusts. Essa quantidade pode ser aumentada para até 255. Para aumentar a capacidade máxima de 100 para 101 Dusts, você precisa gastar 25 Dusts. A cada incremento, a quantidade de Dusts necessários será maior. Por exemplo, para aumentar a capacidade de 120 para 121, são necessários 45 Dusts.


Fusion
A fusão é o principal meio de refinar um equipamento. Basicamente você precisa fundir 2 itens exatamente iguais para que um deles seja refinado com tier +1.

Image
Tela de Fusão da Forja

Para fazer a fusão, além dos 2 itens que precisam estar sem imbuimentos, é preciso ter 100 Dusts e uma determinada quantidade de Gold, que varia de acordo com o nível de tier e da classificação do item. Ainda não foram divulgadas as quantidades exatas para todos os níveis, mas a tabela abaixo demonstra os custos descobertos até então:

Image
Consumo de Gold para Fusão

Após juntar os 2 itens iguais sem imbuimentos, os Dusts e o gold necessários, já é possível refinar. A chance normal de sucesso do processo de refino é de 50%. Entretanto é possível aumentar essa chance em mais 15% ao custo de uma Exalted Core.

Em caso de sucesso, você recebe um Exaltation Chest na sua backpack principal contendo o item resultante. O outro item, as Dusts, o gold e as exalted cores utilizadas são consumidos no processo. Existe uma pequena chance de não ser utilizado todos os recursos, e você receber de volta parte do gold ou das dusts.

Image
You see an exaltation chest (Vol:2).
It weighs 20.00 oz.

Em caso de falha um dos equipamentos continua inalterado enquanto que os Dusts, Gold e Exalted Cores são consumidos. Já o segundo equipamento tem 100% de chance de perder 1 tier (ou quebrar caso seja tier 0), mas você pode utilizar mais um Exalted Core para que a chance de redução do Tier seja de 50%.


Tentativa de forjar uma Ghost Chestplate +1 (utilizando 2 Exalted Cores).
Falhou mas sem quebra do item

Transfer
Esta função é utilizada para transferir os Tiers de um equipamento para outro. Note que é perdido 1 Tier nesse processo. Por esse motivo, é necessário que o equipamento seja no mínimo tier 2 para ser transferida. O item que vai receber os tiers, precisa obrigatoriamente ser tier 0.

Image
Tela de Transferência da Forja
Transferência do Tier 5 do Cobra Crossbow para o Soubleeder, que vira tier 4.
Essa transferência só pode ocorrer entre itens de mesma Classificação (1, 2, 3 e 4). Dessa forma, não é possível transferir tiers de uma Ghost Chestplate (classificação 3) para uma Soulshell (classificação 4) por exemplo. A transferência pode ser feita entre quaisquer tipos de item, ou seja, você pode transferir os tiers de um Cobra Club (arma) para uma Falcon Plate (armadura) por exemplo.

Para ser feita tem um custo de 100 Dusts, 1 Exalted Core e Gold, além da quebra do item original. A quantidade necessária de gold depende da classificação dos equipamentos e da quantidade de tiers. A tabela abaixo demonstra os custos de transferência conhecidos até então.

Image
Consumo de Gold para Transferir tiers.

Conclusão
Os novos efeitos são bem interessantes, sobretudo em tiers maiores, mais a forja cobra caro, e MUITO caro, por isso. Por esse motivo é certamente um conteúdo que só vale a pena para personagens de level e skills muito altos. Para ter uma idéia do quão caro é esse sistema, a criação do Soulbleeder tier 4 que demonstrei em uma das imagens acima (tranferindo o tier 5 do Cobra Crossbow para o arco), custa em média 1,5KKK pelos meus cálculos.

Por isso na minha leitura, a Forja da Exaltação teve um objetivo muito claro ao ser criada: Combater a inflação de gold. Acredito que existe inclusive a possibilidade de queda no preço das Tibia Coins caso os planos da Cipsoft deem certo.

Para personagens de level baixo e médio, o sistema possibilita que eles tenham lucro vendendo as Slivers e as Exalted Cores. Outro benefício é que a rotação de boss será ligeiramente mais vantajosa, dado o aumento no preço de alguns equipamentos que estavam deixados de lado, e agora são utilizados como insumos para subir o tier. Podemos citar como exemplo a Cobra Sword, Embrace of Nature, Dark Whispers, Terra Helmet, Cobra Club...

Na parte 2 desse artigo, simulei 1000 vezes cada processo de Fusão (cada classificação e cada tier) para termos um custo médio confiável, e assim poder avaliar melhor o custo benefício.

Te vejo lá.

Links e Referências Interessantes
https://tibia.fandom.com/wiki/Equipment_Upgrade
https://tibia.fandom.com/wiki/Onslaught
https://tibia.fandom.com/wiki/Ruse
https://tibia.fandom.com/wiki/Momentum

* * *

Se você tiver mais informações para contribuir, sugestões ou dúvidas, por favor deixe seu comentário. Fique com Deus, abraço!
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

kahixa
New user
New user
Posts: 2
Joined: 1 Sep 2023, 18:34

Re: A Forja da Exaltação: O Guia Completo

Post by kahixa »

Onslaught (Fatal) - Este efeito pode ser adicionado apenas a armas. Funciona de forma semelhante ao dano crítico proporcionado pelo imbuimento "Strike". Cada vez que você ataca com uma arma que possui esse efeito, existe uma chance (Effect Chance %) de adicionar 60% de dano ao alvo. É importante notar que é possível que tanto o dano crítico quanto o efeito Fatal sejam ativados ao mesmo tempo, aumentando significativamente o dano de seu ataque. Você saberá que o efeito Fatal foi aplicado quando aparecer o indicador "FATAL" sobre o alvo. Além disso, quando você usa magias ou armas de ataque em área, como as diamond arrows dos paladinos ou runas como Avalanche, o efeito é aplicado a todos os alvos, da mesma forma que ocorre com o dano crítico.

Ruse (Dodge) - Este efeito pode ser adicionado apenas a armaduras. Ele concede uma chance de esquivar dos ataques recebidos, semelhante ao efeito proporcionado pela runa "Dodge". Isso significa que, quando você é atacado, há uma chance de evitar completamente o dano. Esse efeito pode ser extremamente útil para reduzir o dano recebido em combate.

Momentum - Este efeito pode ser adicionado apenas a elmos. Ele adiciona uma chance de reduzir os cooldowns das magias em 2 segundos. Isso significa que, ao usar magias, você terá uma chance de reduzir o tempo de recarga delas, permitindo que você as utilize com mais frequência durante o combate.

Post Reply