A Forja da Exaltação: Vale a pena?

Artigos
Post Reply
User avatar
caducbn
Big chatterer
Big chatterer
Posts: 395
Joined: 21 Jan 2021, 18:54
Character: Lejonhjartat
Guild: Lionheart Society
Contact:

A Forja da Exaltação: Vale a pena?

Post by caducbn »

Que os novos bônus introduzidos no Winter Update 2021 são bem interessantes, isso não se discute. Entretanto, a Forja da Exalação foi alvo de muitas críticas pelos players por conta do seu altíssimo custo.

A grande pergunta que paira no ar é? Em que momento vale a pena investir nela?

Para responder esta pergunta, desenvolvemos um algoritmo para simular 1000x o processo da Fusão na forja para cada classificação e tier. Além disso, fizemos um estudo comparando os custos médios ao forjar usando 0, 1 ou 2 Exalted Cores para determinar quando vale a pena usá-los.

Vamos lá?


Quais os Principais Custos?

Ao forjar um item, existem basicamente 4 custos:
  • Taxa de Gold: Quantidade de gold necessário para cada refino. A tabela abaixo demonstra os valores conhecidos até então.
Image
Gold consumido na Fusão
  • Custo com Exalted Cores: As Exalted Cores são criadas trocando 50 Slivers. Ambos os itens podem ser vendidos no market, logo têm um custo associado.
  • Custo dos Itens: Para subir o tier de um equipamento através da Fusão, é preciso consumir outro equipamento exatamente igual. Isso faz com que o custo com itens cresça exponencialmente a medida que refina-se tiers mais altos.
  • Custo com Dust: As Dust são necessariamente conquistadas pelos personagens. Dessa forma, só existe o custo do tempo.
Algumas tentativas de Fusão não consomem todos os recursos, devolvendo parte dos Dust e gold. Como esta chance é pequena e ainda desconhecida, não iremos considera-la nesta análise.


Vale a pena usar Exalted Cores?

Os Exalted Cores são utilizados em 2 situações na forja, 1) para aumentar a chance de Sucesso em 15% ou 2) para reduzir a chance de perda do tier/quebra do item em caso de falha em 50%.

Portanto, a lógica para decisão de quando vale a pena usar é simples: O primeiro Exalted Core só vale a pena se o custo da Fusão for bem maior do que o custo do core. Já o segundo vale a pena ser usado se o custo do item for maior que 2x o custo do core.

Por exemplo, para forjar itens de Classificação 1 não vale a pena usar nenhum core. Para forjar o tier 1 de itens Classificação 2, caso o preço do item seja muito baixo, por exemplo Prismatic Armor, também não vale a pena. Caso o item seja caro, como por exemplo a Ornate Chestplate, vale a pena usar.

Já a forja de itens Classificação 3 e 4 sempre vale a pena usar o Exalted Core para aumentar a chance de sucesso. Agora, caso o item seja barato, como por exemplo uma Embrace of Nature (tier 0), pode-se desprezar o uso do segundo core.


Custo Médio da Fusão

Vou concentrar as análises desse artigo nos itens de Classificação 3 e 4, os mais relevantes e certamente os mais caros.

Todas as simulações foram feitas utilizando o Improve Success Rate e Reduce Tier Loss (uso de 2 Exalted Cores por refino). Considerei o preço médio de 750k gold para os Exalted Cores (50 Slivers x 15k gold), baseado no market de Venebra na data da análise.

Considerei o custo médio dos itens Classificação 3 tier 0 em 1kk gold, enquanto que para aqueles de Classificação 4 tier 0, considerei 3kk gold.

O campo "Perfect Cost" demonstra o custo de forja caso não houvesse NENHUMA falha, o que é improvável, mas serve como uma referência de qual seria o menor valor possível.


Classification: 3
Image

Image

Image

Classification: 4
Image

Image

Image

Image

Image

A partir daqui, não sabemos exatamente o custo da fusão, portanto, farei as próximas simulações considerando a seguinte tabela de consumo de gold:

Image
Gold consumido na Fusão (valores estimados em vermelho).

Image

Image

Image

Image

Image



Estratégia para reduzir o custo

Forjar itens muito caros diretamente, como por exemplo o Soulbleeder, é completamente inviável dada a enorme quantidade de itens que são necessários em tiers mais altos. Nesse caso é mais interessante forjar um item mais barato e que tenha maior disponibilidade, para então Transferir o tier para o equipamento principal.

Image
Transferência dos Tiers do Cobra Crossbow para o Soubleeder

Image
Análise de Custos para forjar Soulbleeder tier 4

Veja que no exemplo acima, foi muito mais barato fazer um Cobra Crossbow tier 5, para então transferir para o Soulbleeder, que virou tier 4. Considerando o preço médio do Cobra Crossbow tier 0 em 4kk gold, o custo médio para forja-lo tier 5 é de 1,407kkk.

Para transferir o tier para o arco é preciso gastar mais 100kk, mais o custo do item principal (Soubleeder custando 450kk gold) finalizando com um custo total de 1,957kkk.

Se fosse refinado diretamente com Soulbleeders, seriam necessários em média 34 arcos para forja-lo tier 4, e o custo final (considerando cada Soulbleeder a 350kk gold), seria em torno de 15,3kkk.


Considerações Finais

Está claro que é impossível forjar um item tier 10 em alguns anos. Agora mais importante do que isso é pensar: até que ponto é viável fazer um item como esse?

Antes de decidir se vale a pena investir na Forja da Exaltação, é preciso comparar os custos com outras opções, como por exemplo armas de treino de skill (que dão um bonus permanente no dano do seu personagem, independentemente de qual arma esteja usando). Outra opção para aumentar a força do seu personagem é através das Boosts de Exp, que aceleram o processo de level up (aumentando dano, HP, MP, velocidade e capacidade).

Após essa análise, é preciso decidir qual dos três efeitos vale mais a pena para seu personagem. Por exemplo, se você caça fechando box, o Ruse (Dodge) pode ser uma excelente opção, considerando que você terá muitas chances de ativar o efeito, mesmo em tiers menores. Se por outro lado, você é um paladino que caça principalmente em time sem fechar double box com o EK, talvez o Momentum fosse mais interessante por possibilitar que você use mais vezes o Mas San ao invés da runa (além de que o momentum tem uma boa chance de ser acionado mesmo em tiers baixos).

Confesso que de todos os efeitos, o que menos me atraiu foi o Onslaught (Fatal) nesse momento. Apesar de ser tentador o aumento de 60% de dano, a chance dele ser acionado é muito pequena. Nos meus cálculos, em geral vale mais a pena investir em treinar skill e boosts de exp do que nele.

Vou citar o exemplo da situação atual do meu personagem: para subir meu Soulbleeder para tier 3, custa aproximadamente 646kk gold (usando algum item tier 0 de custo médio de 3kk e transferindo depois), e isso aumenta o meu dano em 0,96%.

Como minha skill é alta (Distance 126 na barra), gastar esse mesmo valor para treinar com arcos de treino tem um custo x benefício ligeiramente melhor (fora da double exp). Entretanto, como meu level é mediano (628), vale muito mais a pena boostar 2x por dia para acelerar o level up, do que fazer um Soulbleeder tier 3. Entretanto, quando for level 1300+, o custo benefício começa a se inverter.

Dito isso, estou convencido de que o uso da Forja só vale a pena para personages muito fortes, com alto level e skills.


* * *

Agradeço ao player @Hunter por tomar alguns minutos para revisar este artigo e dar um feedback. ;)

A forja ainda é algo novo, e certamente ainda iremos melhorar bastante nossas análises. Se você tiver mais informações para contribuir, sugestões ou dúvidas, por favor deixe seu comentário. Fique com Deus, abraço!
Royal Paladin [Venebra]
Um peregrino em busca da sabedoria que vem do Alto.
A pilgrim in search of the wisdom that comes from Above.

Post Reply